Em todo o mundo, aglomerados urbanos apresentam, em maior ou menor grau, diferenças sociais e econômicas. Refletidos no espaço, esses desequilíbrios de renda e acesso à educação, saúde, saneamento e infraestrutura geram rupturas mais ou menos visíveis - embora drasticamente sentidas.
Realidade cotidiana para alguns, as desigualdades sócio-espacias podem passar despercebidas aos olhos de outros, sobretudo do nível do chão - do ponto de vista individual que, por definição, não abrange o todo. De cima, a partir de um olho imaginário que enxerga a totalidade das relações, ignorar essas desigualdades seria mais difícil - é isso que nos apresenta a série Unequal Scenes, do fotógrafo sul-africano Johnny Miller.
Feitas a partir de um drone, as fotografias aéreas de Miller procuram destacar as rupturas no espaço físico causadas tanto pela discrepância de acesso a serviços básicos como por questões culturais e raciais. Iniciado em seu país natal, o projeto registra assentamentos de Joanesburgo e cidades próximas marcados por cicatrizes deixadas pelo apartheid - barreiras físicas que condicionam o desenvolvimento local até hoje, 24 anos após o fim do regime.
"Discrepâncias em como as pessoas vivem são, por vezes, difíceis de ver do chão. A beleza de poder voar é ver as coisas de uma nova perspectiva - ver as coisas como elas realmente são. Olhando diretamente de centenas de metros acima do chão, surgem cenas incríveis de desigualdade. Algumas comunidades foram expressamente projetadas com a segregação em mente, outras cresceram mais ou menos organicamente." - Johnny Miller
Mais recentemente, Miller voltou seu olho aéreo para outras cidades dos Estados Unidos, México, Tanzânia, Quênia e Índia. Cada um destes lugares apresenta formas de ocupar o espaço e morfologias urbanas distintas e específicas de seus respectivos contextos, entretanto, as rupturas se mantêm, condicionando - e limitando - o desenvolvimento social e espacial.
Veja mais fotografias da série Unequal Scenes no site do projeto ou através do perfil Johnny Miller Photography no Instagram.
Publicado originalmente em 31 de outubro de 2018, atualizado em 24 de junho de 2020.